20130731-183937-51f984199d3f8

Cirurgia Oral

Área da medicina dentária responsável pelo tratamento de problemas dentários e a estrutura óssea da face.

Esta especialidade vai desde a remoção de dentes inclusos (como o siso), até a realização de enxertos ósseos e posterior colocação de implantes, além de intervenções em alterações patológicas, malformações estruturais e traumas dos ossos da face.
Na MCM Clinic pode, com toda a segurança, efectuar os seguintes tratamentos cirúrgicos:
– Extrações de dentes / inclusos
– Enxertos ósseos
– Remoção de quistos
– Elevação do seio maxilar
– Técnica de PRF – factores de crescimento
– Outros tratamentos
Saber Mais
3-coisas-que-mostram-que-o-mercado-para-ortodontia-está-aquecido

Dentisteria

Área que se dedica em restabelecer a forma do dente que foi perdida devido à presença de cárie.

O seu tratamento passa pela remoção de todo o tecido que esteja mole e cariado, do que resulta uma cavidade dentária que terá que ser devidamente preenchida com material restaurador.
Antigamente recorria-se muito à amálgama vulgo “chumbo”, embora este tipo de material tenha a desvantagem de não ser estético. Hoje em dia podem ser usados outro tipo de materiais escolhidos à cor do dente proporcionando assim uma estética muito mais aceitável.
Saber Mais
endodontia

Endodontia

Especialidade que atua nas patologias relacionadas com a polpa dentária e áreas peri-radiculares.

A polpa dentária é constituída pelo nervo e vasos sanguíneos que estão
situados na zona interna do dente, a qual é responsável pela nutrição e sensibilidade dentária.
As lesões da polpa dentária podem ser de origem traumática, fraturas ou cáries profundas.
Normalmente, os sintomas associados e indicativos à necessidade de se proceder a uma endodontia (desvitalização) incluem dor espontânea e/ou prolongada, sensibilidade ao frio e/ou calor, desconforto ao toque e à mastigação, podendo por vezes haver a presença de abcesso ou fístula (bolha de pus na gengiva).
Este tipo de tratamento consiste na remoção da polpa dentária e desinfeção do espaço ocupado por esta, sendo posteriormente preenchido tridimensionalmente com material asséptico.
No caso de dentes cujo tratamento endodôntico (desvitalização) tenha fracassado anteriormente, deverá ser sempre a primeira opção, a possível realização de um retratamento endodôntico.

O objetivo da endodontia é a manutenção do dente na cavidade oral e a restituição da função mastigatória.
Os tratamentos endodonticos estão a cargo do Dr. António Mendes que utiliza a
Endodontia Mecanizada. Na MCM Clinic desvitalizar e salvar os seus dentes é a nossa prioridade. Já não faz sentido perder e ter dores nos seus dentes.

Saber Mais
Estética dentária

Estética Dentária

Dedica-se aos diferentes tratamentos estéticos, actuando na correção de:

Dentes fraturados, lesionados por cárie, manchados, correção dos espaços existentes entre os dentes, realização de tratamentos de branqueamento e na colocação de piercings dentários. O sorriso é a primeira impressão que têm de nós. Se temos dentes escurecidos, com pigmentação, mal formados, fraturados, com espaços entre eles ou simplesmente mal posicionados, tudo isto pode afetar o modo como interagimos com os outros, ao influenciar a nossa forma de sorrir. Hoje em dia, as técnicas e materiais utilizados na Estética Dentária permitem fazer alterações nos dentes de modo a devolver um sorriso bonito e natural, contribuindo para fortalecer a sua auto-estima.
Saber Mais
1506647785678802220[1]

Higiene Oral

Aspecto fundamental na nossa área é o ponto fulcral para que exista uma boca saudável.

Quando a higiene é deficitária começam a surgir as doenças orais.
Nesta consulta realiza-se um diagnóstico de rastreio de cáries, doenças gengivas e outras dos dentes e boca.
Faz-se uma remoção do tártaro vulgo “pedra” através duma destartarização e ou raspagens.
No caso dum indivíduo saudável então a consulta orienta-se no sentido da prevenção com a aplicação de selantes de fissura e flúor.
Serão ensinadas técnicas e dadas instruções com vista a uma melhoria da sua saúde oral e prevenção de doenças.
O objetivo é a promoção da saúde, prevenção das doenças orais e a manutenção de todos os tratamentos realizados para que o sorriso se mantenha bonito e saudável ao longo do tempo.
Saber Mais
implantes2[1]

Implantologia

A implantologia é a área da Medicina Dentária que mais se desenvolveu nos últimos anos.

Hoje em dia a substituição de um dente já é possível realizar-se de uma forma segura e rápida, desde que se cumpram os requisitos higiénicos normais. Os implantes dentários funcionam como as raízes dos dentes, utilizados para substituir dentes ausentes ou sem recuperação. Os implantes depois de devidamente colocados, suportam as coroas, as próteses ou ambas. A colocação dos implantes tem 4 etapas principais. A primeira é o estudo e o plano de tratamento. Nesta etapa são efetuados todos os preparativos necessários para receber o implante. Cada caso é estudado individualmente, suportado por vários exames clínicos (Ortopantomografias, TCAS, etc.), imagens fotográficas e modelos em gesso.
A MCM Clinic tem uma equipa experiente, constituída pelos Drs. António Coutinho e António Mendes que lhe proporcionam todas as soluções na área dos implantes. Desde as reabilitações totais e parciais com a colocação de próteses fixas sobre implantes, tudo no mesmo dia, até à colocação de implantes unitários. A perda de dentes e a dificuldade em sorrir e em comer já não é um problema.
Saber Mais
oclusao

Oclusão

É a forma como os seus dentes se relacionam entre si. Para uma oclusão ideal, é necessário:

Estabelecer uma correta relação entre os maxilares e ainda um posicionamento dentário que permita a manutenção de todas as funções orais, como a mastigação, a fonação, a deglutição e a estética.
A má-oclusão dentária pode levar à alteração de uma ou todas estas funções, bem como em alguns casos, à disfunção temporo-mandibular.
Disfunção temporo-mandibular, no sentido amplo, é uma afeção resultante do
funcionamento anormal da musculatura da mastigação, da articulação temporo-mandibular(ATM), estruturas associadas ou ambas na região buco-facial ou cervical. Pode provocar dores de cabeça ou pescoço, ruídos articulares (estalidos), zumbidos ou plenitude no ouvido, travamento ao abrir ou fechar a boca, limitação de abertura bucal, desgaste nos dentes e dificuldades na mastigação. Pode modificar características psicossomáticas do indivíduo reduzindo a sua qualidade de vida. No âmbito das patologias relacionadas com a oclusão destaca-se o bruxismo.
Saber Mais
odontopediatria

Odontopediatria

Dedica-se a acompanhar as crianças para que cresçam até à idade adulta com uma dentição saudável.

Visto estarmos perante indivíduos com idades muitas vezes muito pequenas, é fundamental a intervenção dum odontopediatra especializado nos tratamentos orais mas também ao mesmo tempo detentor duma psicologia e relação de afeto/ confiança com estes pequenos pacientes.
A prevenção é o melhor tratamento dentário para o seu filho. O aparecimento de cáries que são diagnosticadas e tratadas tardiamente podem causar problemas graves aos seus filhos. Faça a sua consulta de avaliação de 6 em 6 meses.
Saber Mais
crop-400x400_ortodontia-1[1]

Ortodontia

Corrige os dentes e os maxilares que estão malformados ou incorretamente posicionados.

Os chamados dentes” tortos” não encaixam corretamente uns nos outros o que torna a sua limpeza muito mais difícil, o que por sua vez aumenta o risco de cáries, doenças das gengivas, dores de cabeça, pescoço e costas.
Por outro lado os dentes “tortos” também alteram a aparência de um indivíduo.
A especialidade de ortodontia tem à sua disposição um vasto conjunto de soluções terapêuticas com vista a uma boca saudável, aparência mais agradável e uns dentes mais fortes com uma maior durabilidade:
– aparelhos removíveis (de pôr e tirar)- usados normalmente numa fase de dentição mista (dentes de leite e definitivos).
– aparelhos fixos – totais ou parciais, constituídos por brackets colados um a um em cada dente ligados entre si por arcos metálicos.
Existem várias técnicas de trabalho sendo de salientar o Sistema DAMON que nos traz hoje em dia algumas vantagens:
– forças mais leves
– menor número de visitas ao médico
– menos tempo de tratamento.
Recorre-se também cada vez mais ao uso de aparelhos fixos no adulto por forma a ajudar na reabilitação oral, quando necessitamos por exemplo de recorrer a implantes (no caso de falta de dentes), permitindo um melhor resultado estético e uma maior taxa de sucesso no que diz respeito à longevidade do trabalho realizado.
A Drª Susana Almeida é a médica responsável pela Ortodontia na MCM Clinic. Com uma vasta experiência na especialidade de Ortodontia, utiliza neste momento para quase todos os casos, a tecnologia Damon. Esta técnica proporciona melhores resultados em menos tempo, com menor custo. Dentes tortos ou mal posicionados já têm solução.
Saber Mais
patologiao

Patologia Oral

Ramo que faz o diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças da boca, assim como o seu relacionamento com doenças de outras especialidades.

As patologias orais podem ser de origem:
1. Infecciosas (vírus, bactérias, fungos),
2. Neoplásicas (neoplasias benignas ou malignas),
3. Traumáticas (físicas, químicas),
4. Imunológicas ou auto-imunes (processos alérgicos e auto-imunes),
5. Outras.
Saber Mais
periodontologia

Periodontologia

É a especialidade da Medicina Dentária que efetua o diagnóstico e trata as doenças que afetam os tecidos que suportam os dentes, como a gengiva e o osso alveolar.

As doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite, são doenças inflamatórias que afetam os tecidos que suportam os dentes.
A gengivite é uma doença inflamatória da gengiva e que apresenta os seguintes sintomas:
hemorragia, edema gengival, dor. Normalmente é causada por bactérias que formam a
placa bacteriana, podendo ser causada por vários fatores como alterações hormonais,
medicação ou outras situações sistémicas.
A periodontite é uma doença inflamatória crónica de origem bacteriana que afeta os tecidos que suportam os dentes. Para além das manifestações de gengivite apresenta
perda óssea e pode apresentar retração gengival, mobilidade dentária, espaços entre os
dentes.
O tratamento e a higiene das suas gengivas é fundamental, porque a periodontite e outras doenças gengivais são as responsáveis pela maioria da perda dos seus dentes. A Drª Eduarda Alves é a responsável por esta especialidade na MCM Clinic. Previna desde já, o sangramento diário e a perda de dentes.
Saber Mais
prosto

Prostodontia

A Prostodontia tem como objectivo restabelecer e manter as funções maxilares e mandibulares, ao nível da estética, fonética e da mastigação.

Os dentes perdidos podem ser substituídos por próteses fixas ou removíveis, unitárias, parciais ou totais, sobre dentes ou sobre implantes.
As facetas são indicadas por motivos estéticos, ou por motivos funcionais, para correção do aspeto anatómico e estético de dentes mal formados ou com desgaste elevado.
Na MCM Clinic, adequamos o plano de tratamento ao seu caso específico. Pode colocar dentes fixos sobre dentes, pontes sobre dentes e efectuar restaurações com os mais modernos métodos e materiais.
Saber Mais
odontologia cosmetica

Branqueamento

A MCM Clinic proporciona-lhe as mais modernas técnicas de branqueamentos. Em consultório ou em casa, de acordo com o estudo prévio a efectuar e de acordo com a sua comodidade e disponibilidade.

rsz_medicina_dentaria_generalista

Medicina Dentária Generalista

Se consultar regularmente o seu médico dentista evita os grandes problemas e as soluções dispendiosas.

A medicina dentária generalista na MCM Clinic apresenta-lhe o diagnóstico para o seu caso, trata a sua higiene oral, efectua a sua manutenção e mantém a estabilização de tratamentos efectuados.
Saber Mais